Esse vídeo apresenta 25 educativos para corredores melhorarem a sua performance na corrida.
Evidências científicas apontam para a relevância dos exercícios educativos como importantes agentes no fortalecimento neuro-muscular específico para corredores, atuando no desenvolvimento da potência muscular.
Os exercícios de potência ou exercícios pliométricos melhoram a responsividade no contato com o solo (força responsiva), e também o stiffiness dos tendões, ou seja a rigidez dessas estruturas anatômicas que atuam como molas durante a corrida. E, quando mais rigidas acumulam e liberam maior força mecânica ao serem tensionados, auxiliando os corredores com um bônus de energia durante a corrida, sem custos metabólicos por não consumirem energia (ATP). Dessa maneira o treino pliométrico é fundamental para a melhoria da economia de corrida, conceito considerado um dos pilares da performance na corrida ao lado do VO2 máximo e dos limiares metabólicos.
Além da potência a coordenação motora é outra capacidade física desenvolvida por meio dos educativos. Um atleta bem coordenado tem melhor biomecânica, pois tem um menor gasto energético, gasta menos tempo para realizar a execução de uma ação motora e apresenta uma maior precisão em seus gestos motores, portanto treinar a técnica de corrida é de fundamental importância quando queremos melhorar no esporte.
Deixe aqui nos comentários se você costuma realizar educativos na sua periodização de treinamento para melhorar a sua técnica e performance.
Bons treinos, corredores!