QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida é um termo empregado para descrever a qualidade das condições de vida levando em consideração fatores como a saúde, educação, o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental, expectativa de vida etc.

A qualidade de vida envolve também elementos não relacionados, como a família, amigos, emprego ou outras circunstâncias da vida. Diferentes abordagens têm investigado a qualidade de vida das pessoas ao longo do tempo. A economia avalia a qualidade de vida das sociedades através da quantidade de bens, mercadorias e serviços que são produzidos pelas comunidades.

Já os cientistas sociais adicionam à avaliação objetiva da economia indicadores sociais importantes como: baixas taxas de crime, expectativa de vida, respeito pelos direitos humanos e distribuição eqüitativa dos recursos. Uma terceira abordagem de definição e avaliação da qualidade de vida é o bem-estar subjetivo, e é principalmente nessa última abordagem que se constata a grande influência dos exercícios físicos na qualidade de vida das pessoas.

Ao abordar o tema bem-estar, veremos como experiências de vida ricas e prazerosas contribuem para uma avaliação positiva da vida.