FORTALECIMENTO MUSCULAR E ARTICULAR
O fortalecimento muscular e articular é um dos principais objetivos a serem atingidos num programa de exercícios físicos, tendo em vista a sua importância para a prevenção de lesões e o aumento ou manutenção da funcionalidade do sistema locomotor.

O fortalecimento muscular consiste em aumentar a capacidade do músculo de realizar diferentes tipos de contrações (trabalho), necessárias para as ações da vida diária, por exemplo, ações nas quais se exige força dinâmica, força estática, velocidade, resistência, coordenação, etc. Além disso o fortalecimento muscular visando o equilíbrio entre musculaturas antagonistas (opostas em sua posição e função) ajuda a prevenir doenças e lesões do sistema locomotor como a artrite, artrose, osteoporose, entorses, fraturas e desvios posturais.

O fortalecimento articular é tão importante quanto o muscular já que atuam sempre em conjunto, por isso uma boa condição articular só será possível mediante uma boa condição muscular.

As articulações são as estruturas do sistema locomotor mais acometidas por lesões e possuem um processo de fortalecimento e de recuperação diferenciados devido as características de sua nutrição tecidual.

Sendo assim o processo de fortalecimento bem como o de recuperação das estruturas articulares são bem mais lentos se comparados aos processos musculares. Esta característica nos ajuda a entender o grande número de reincidência de lesões numa estrutura articular quando o tempo de recuperação se baseia na rápida resposta muscular (ainda vemos esses casos nos esportes devido ao curto período que o atleta tem para se recuperar).

O fortalecimento das estruturas articulares deve ser acompanhado por um aumento da estabilidade articular, condição esta que se evidencia como a grande responsável pela diminuição dos índices de lesões. Para tanto, no Studio Carpe Diem utilizamos de uma nova técnica que vem sendo amplamente difundida mediante aos seus excelentes resultados, qual seja, o treinamento proprioceptivo que se caracteriza pelo ganho de estabilidade articular por meio de exercícios de instabilidade controlada e equilíbrio.