ALONGAMENTO E RELAXAMENTO
Os exercícios físicos que consistem em estender um ou mais grupos musculares são chamados de alongamentos, os quais apresentam grande variação em suas técnicas e métodos possibilitando-nos usufruir de muitos de seus benefícios.

É muito importante alongar-se principalmente, após o aquecimento preparatório e ao término dos exercícios físicos para nos proteger de lesões. Alongar-se enquanto os músculos estão aquecidos é o momento ideal para aumentar a flexibilidade. Realizar esforço físico e não se alongar depois pode levar ao enrijecimento dos músculos (encurtamentos) e causar distensões musculares inflamações tendíneas.

♦ Corrige sua postura
Nascemos com boa postura, equilíbrio corporal e prontos para o movimento. No entanto, conforme envelhecemos, a gravidade, a falta de exercícios e as atividades cotidianas repetidas - como dirigir ou carregar uma bolsa num ombro só - podem levar ao enrijecimento nas posições que assumimos ao longo do tempo e causar má postura. Por exemplo, se os músculos dos ombros estão comprimidos, suas costas podem ficar arqueadas; músculos abdominais enfraquecidos causam dor na lombar, pois a coluna tende a sobrecarregar-se ao compensar a ausência de sustentação da região abdominal. Alongar-se adequadamente ajuda a corrigir a postura equilibrando os grupos musculares.

♦ Massageando os órgãos
Alongar-se é uma maneira suave e segura de estimular os órgãos, bem como a circulação de sangue e nutrientes por eles. Essa prática também pode melhorar o funcionamento do organismo, ajudando-o a eliminar resíduos e toxinas do sangue. Massagear os intestinos ao girar o corpo facilita o percurso dos alimentos ingeridos e mantém esse órgão irrigado. A respiração tranqüila e profunda, necessária durante o alongamento, também beneficia os órgãos e faz com que funcionem de maneira mais eficaz, pois estimula a liberação de toxinas para fora do corpo cada vez que você expira.

♦ Melhora sua consciência corporal
Os alongamentos podem ajudá-lo a desenvolver a consciência de si mesmo, descobrir seus potenciais e fraquezas, além das partes mais tensas e enrijecidas. Se alguns exercícios lhe parecem um pouco desconfortáveis, significa que existe um ponto tenso ou enrijecido e que necessita ser estimulado adequadamente. Outros alongamentos são leves e simplesmente liberam endorfina, substância responsável pelo bem-estar. Alongar-se é uma atividade tranqüila, relaxante e não competitiva. O alongamento lhe dá liberdade para atuar segundo suas próprias orientações e sentir-se bem consigo próprio; relaxa os músculos e a mente. Explore mais o corpo e desenvolva todo o seu potencial ao desfrutar o alongamento e movimentos mais livres.